• Brasil
Ramatis Livros Espíritas Universalistas

A psicologia dos Erês – crianças – na Umbanda

A psicologia dos Erês – crianças – na Umbanda

Facebooktwitter

Segunda parte da entrevista de Norberto Peixoto no programa “Ramatís – Uma Proposta de Luz”, concedida aos irmãos Sidnei Carvalho e Zanarotti.

Norberto continua falando sobre o trabalho da Umbanda e explica o que é Apometria e a sua aplicação em doenças e casos de obsessão, bem como a resistência dos espiritas “ortodoxos” em utilizar essa técnica. Os entrevistadores questionam se Norberto seria a reencarnação de Atanagildo, um dos conhecidos discípulos de Ramatis, que conforme informação de Hercilio Maes, reencarnaria para atuar na Umbanda.
Comentam também sobre o preconceito que existe contra a Umbanda e Norberto explica o uso de fumo e do álcool como procedimentos magísticos, utilizados para desintegrar campos densos conhecidos no espiritismo como miasmas. Fala sobre os Orixás, o uso dos pontos riscados e sobre o trabalho dos pretos-velhos, caboclos, crianças e os agentes mágicos Exus e Pombas-giras.

Outra grande surpresa: Norberto nos conta que existem entidades de Umbanda, auxiliando em Igrejas evangélicas, nas sessões de descarrego; cita o caso do preto-velho Pai Ambrósio, que acompanha os pastores, resgatando os espíritos necessitados ainda da leitura do Velho Testamento e os leva aos centros de Umbanda para a desobsessão.

Trata-se de uma entrevista muito elucidativa, que certamente auxiliará umbandistas e aos espiritualistas em geral, simpatizantes da religião Umbanda, a compreenderem-na melhor.

 

Facebooktwitter