Mensagens aleatórias Hercílio – Ramatís

É evidente que entre o futebol quase bárbaro praticado antigamente e as competições modernas, pacíficas, disciplinadas e garantidas no seu mútuo respeito pelo poder inapelável do juiz há considerável distância e louvável .progresso. Deste modo, os jogadores são frenados em suas manifestações violentas, instintivas e rebeldes, em face dos corretivos decorrentes das leis avançadas, de hoje. Embora trate-se de competição esportiva e sem um propósito deliberadamente educativo, o futebol atual influi de algum modo na natureza espiritual dos jogadores brasileiros, porque os obriga a atitudes respeitosas, comportamento disciplinado e obediência incondicional às decisões do juiz em campo! Isso lhes obriga a um adestramento emotivo e temperamental superior, desenvolvendo bons hábitos durante os prélios futebolísticos que participam! Em suma, cultivam virtudes e reprimem paixões, adoçam o caráter e superam a violência, o que é uma evidente contribuição espiritual para se tornarem melhores cidadãos!
Acontece que o futebol, assim como o rádio e a televisão, transformam-se em excelentes ensejos para muitos jovens empobrecidos evitarem a marginalidade e a delinqüência, na figura dos “cracks” e cantores admirados e queridos do público brasileiro!
Elevam-se até a uma freqüência louvável, na sociedade, constituem família regrada e educam os filhos em bons estabelecimentos de ensino, desembaraçam a timidez que os frustrava na vida deserdada, apuram o senso psicológico no contato com outros países de boa cultura. E o futebol ainda atrai as energias moças de todas as instituições educativas e associações de jovens, ajuda a extravasar, a vitalidade buliçosa e expansiva, de modo a reduzir os problemas para as próprias autoridades do país! É uma espécie de “terapêutica ocupacional”, que modera a tensão mórbida e vital dos moços, impedindo muita degradação por ausência de objetivos proveitosos! O futebol é benéfico e salutar para o povo brasileiro, porque atendelhe o temperamento, a euforia característica de raça, diverte, associa amizades, une simpatias, cria responsabilidades, constrói estádios e remunera milhares de criaturas, que mourejam à
sua sombra num trabalho pacífico! A necessidade de os futebolistas manterem-se fisicamente em forma, para as competições de importância, afastam-nos dos vícios perniciosos e obrigam-nos à uma vida regrada e benéfica para a própria família!

Livro: A Vida Humana e o Espírito Imortal- Ramatis/Psicografado por Hercilio Maes