PALAVRAS DE DONA MODESTA SOBRE MÉDIUNS MAGOADOS

Por Wanderley de Oliveira

Tenho para mim, que para pessoas tão perseguidas e caluniadas quanto nós, os médiuns destemidos, a maior lição que nos está sendo aplicada é a de não perder a alegria, o bom humor e o afeto na convivência.
Confesso que não é tarefa fácil. A tendência de quem muito apanha é ficar duro, teimoso, ríspido e reativo, expressões emocionais da mágoa e do rancor. A tendência é não ouvir mais ninguém e se fechar para o aprimoramento de seu exercício mediúnico.

Perguntando a dona Modesta a respeito do assunto, ela me disse o seguinte:

“Meu filho, a postura de quem apanha em nome de um ideal fica mais pesada, quando se toma as críticas e mentiras como algo pessoal, isto é, a respeito de sua competência no exercício daquilo que se faz.

Um médium magoado e reativo, que está sempre se defendendo daquilo que lhe atribuem na prática de sua mediunidade, é alguém que está em autoquestionamento, em dúvida sobre sua própria produção ou em conflito com algo a respeito dela. Em quaisquer dos dois casos é um sinal evidente de imaturidade emocional.

O médium seguro a seu respeito, com estima sólida e que possui como essência moral o desejo de servir, recebe com leveza e discernimento as sombras que tentam lhe abater.

Sua convicção não abre portas para a teimosia nas opiniões, sua coragem não caminha para a arrogância, seu conhecimento não é trampolim para a soberba.

A dureza das críticas e do desrespeito podem até lhe machucar, mas a fibra moral construída na humildade e na despretensão no uso de sua mediunidade, faculta-lhe um escudo de proteção incomparável, impedindo que a mágoa, o peso do desamor alheio e tudo que não sirva para a edificação de sua paz, seja diluído em seu coração em seu próprio favor.

Médiuns que acreditam na sua capacidade de ser útil e guardam consciência de seus limites vão lidar de forma muito saudável com a oposição a seu trabalho, porque separam claramente a sua mediunidade da sua autorealização na vida.

Quem vive para se autorealizar com os bons resultados de sua mediunidade chama para si um tributo custoso para o seu próprio bem estar.