Sobre o futuro do Brasil

Não opomos dúvida alguma em alongar-nos sobre o futuro do Brasil, mas só poderemos fazê-lo até o limite permitido pelos nossos maiorais. Aliás, já vos informamos, em obra de nossa autoria, que, “à medida que o Povo brasileiro se espiritualizar, assimilando o racionalismo do processo reencarnacionista, ou seja, a grandeza e a amplitude moral das vidas sucessivas, que transformam o homem imperfeito, de hoje, no anjo futuro, o Brasil fará jus a receber novos acréscimos do Alto, que o habilitarão a ser, não somente o celeiro material do mundo, mas também um farol moral e espiritual da humanidade”.
Sem dúvida, não se pode exigir da plantinha tenra e ainda impregnada do adubo malcheiroso do solo a fragrância do perfume que ela só poderá oferecer depois de adulta e na época da florescência. A falta de responsabilidade administrativa, a irreverência aos acontecimentos graves e sérios, o mau comportamento político e social, a subnutrição, o marginalismo, analfabetismo e as imprevisões no Brasil ainda são próprias de um país de território tão extenso, e uma formação étnica acanhada, cuja linhagem psicofísica mal se define na sua efervescência biológica! O lastro etnológico do Brasil foi preenchido por um residual humano inferior, isto é, por desterrados políticos, criminosos indesejáveis, piratas, vândalos e escórias de além-mar, que, ávidos de fortuna, logo aportaram com as expedições portuguesas e espanholas às praias brasileiras. A própria formação espiritual e religiosa do vosso povo foram grampeadas às noções bíblicas antiquadas, a dogmas sentenciosos, proibições e “tabus”, em mistura com as superstições dos negros escravos e lendas do folclore ameríndio!
O Brasil, no momento, mal atinge a sua puberdade como nação chamada a participar no concerto do mundo; mas a religiosidade inata, o temperamento pacífico e a intuição avançada do povo brasileiro são perspectivas elogiosas que justificam-lhe o elevado conceito futuro de “Coração do Mundo e a Pátria do Evangelho”! Os seus problemas políticos, sociais e religiosos, embora complexos e perigosos, resolvem-se de modo pacífico, num clima quase esportivo, sem os banhos de sangue tão peculiares dos povos que ainda fervem na ebulição das paixões instintivas primárias!

Livro: A Vida Humana e o Espírito Imortal- Ramatis/Psicografado por Hercilio Maes