Um Alerta Consciencial

Por Wagner Borges
Há muitas pessoas fracas de espírito participando de atividades espirituais.
Algumas podem até parecer fortes por fora, mas a agonia interna de que padecem é facilmente constatada quando são submetidas às provas mais simples elaboradas pela “Mãe Evolução”.
Diante das tribulações diversas a que são testadas no aprendizado terrestre, que exigem flexibilidade, paciência, coragem, desprendimento e jogo de cintura para caminhar no “fio da navalha”, é comum observarmos suas reclamações e atitudes emocionais descabidas, como se fossem pessoas especiais e não estivessem sujeitas às farpas emocionais dos homens ou as provações salutares – que muito purificam, tal qual remédio amargo que purga muitas escórias e incomoda o paladar, mas que é eficaz para equilibrar o sistema -, que lhes são impostas ciclicamente pela ação das leis do Carma**.
Portanto, não há surpresa alguma quando alguém apresenta fraquezas que ninguém esperava. O problema é que as pessoas idealizam demasiadamente a espiritualidade e se esquecem do lado humano ainda tão imaturo.
Costumam confundir situações e projetam uma aura de ilusões em torno dos outros e delas mesmas.
Para o observador atento, há disparidades evidentes nas percepções dessas pessoas. Elas costumam trocar o referencial para justificar as suas incongruências e procuram esconder sua dor interior e sua fraqueza espiritual em meio as posturas externas que apresentam.
Objetivando um melhor esclarecimento dessa informação, convidamos os leitores que participam de algum grupo espiritualista a identificarem as seguintes disparidades conscienciais apresentadas frequentemente por quase todas as pessoas que mourejam na lida espiritual nos campos da Terra:
– Teimosia X Determinação: Fulano de tal é teimoso, mas pensa que é determinado.
– Intransigência X Firmeza: Beltrano nunca escuta ninguém e sempre acha que está certo. Parece forte, mas é intransigente. E nunca admitirá isso!
– Auto-obsessão X Parapsiquismo: Alguém é muito sensível às vibrações espirituais e se orgulha de suas percepções. Porém, sem a devida maturidade espiritual para alicerçar essa sensibilidade parapsíquica, torna-se vítima fácil de suas percepções sem discernimento. Parece sensível por fora, mas é sofrido por dentro.
– Carência X Doação: Determinada pessoa participa de uma atividade de assistência energética semanalmente. Enquanto a reunião se desenvolve, ela pensa em muitas situações de sua vida e seus pensamentos vão longe.
Lembra-se de um desafeto antigo, pensa em seus problemas cotidianos, sente o peso de suas emoções mal-resolvidas e acaba projetando suas carências no meio das energias exteriorizadas. Não costuma faltar às reuniões e parece realmente dedicada à Espiritualidade.
Pena que suas carências internas também não faltam às reuniões e que apenas o seu corpo esteja presente, pois os seus pensamentos sempre a levam para bem longe…
– Peso X Leitura: Algumas pessoas carregam livros pesados na mão e parecem aprofundar-se no estudo dos mesmos. Parecem realmente dedicados à pesquisa salutar da espiritualidade. Porém, não são apenas os livros que carregam que são pesados.
Suas emoções e sua arrogância de saber também são pesadas. E é de bom tom alertá-las que conhecimento sem sabedoria pesa internamente mais do que todos os livros da Terra!
* * *
Apesar da imaturidade de quase todos nas lides espiritualistas, os amparadores espirituais*** sempre aportarão a ajuda devida, dentro de suas possibilidades, pois sua tarefa é sempre a de esclarecer e ajudar.
Mas isso não significa que não possam alertar limpamente quanto aos equívocos apresentados pelas pessoas. Em determinados instantes da trajetória espiritual de uma pessoa – ou de um grupo -, a melhor ajuda prestada é o esclarecimento direto, sem rodeios, mas sempre fundamentado no respeito e na manutenção dos objetivos espirituais colimados.
Que ninguém assuma os esclarecimentos aqui apresentados como algo apontado especificamente para o seu caso. Em lugar de mais uma reação emocional exacerbada, que tal a reflexão silenciosa?
Qual é o ser humano isento de imaturidades? E quem será o juiz da conduta alheia? Alguém é detentor de alta ética, amor e consciência para assumir o papel de “palmatória do mundo”?
Que cada um pondere bem sobre aquilo que achar que lhe cabe, sempre lembrando que, “cada um colhe o que planta”, e que “o semelhante atrai o semelhante”. A “semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória”. E quem “planta pimentas jamais colherá morangos”.
Embora muitos usem essas expressões acima como axiomas espiritualistas para reflexão teórica, a verdade é que a Natureza os usa na prática para ensinar ao homem terrícola o respeito às leis de causa e efeito e suas correspondências vitais.
Que cada um medite na augusta presença do Cristo abraçando espiritualmente a humanidade sofredora.
Que no silêncio de suas meditações e reflexões, a Divina Providência possa inspirá-los à ascensão consciencial apropriada ao nível de cada um.
Que em seus estudos e práticas espirituais – e também na vida cotidiana -, todos vocês sejam expressões de Paz e Luz.
– Os Iniciados e Ramatís**** –
(Recebido espiritualmente por Wagner Borges – São Paulo, 04 de fevereiro de 2002.)
– Notas:
* A primeira parte desse texto foi publicada na revista “Espiritismo e Ciência” (número 1 – Editora Mythos.)
** Carma – do sânscrito “Karma” – ação; causa – é a lei universal de causa e efeito – Tudo aquilo que pensamos, sentimos e fazemos são movimentações vibracionais nos planos mental, astral e físico, gerando causas que inexoravelmente apresentam seus efeitos correspondentes no universo interdimensional. Logo, obviamente não há efeito sem causa, e os efeitos procuram naturalmente as suas causas correspondentes. A isso os antigos hindus chamaram de carma.
*** Amparador extrafísico – entidade extrafísica e positiva que ajuda o projetor nas suas experiências extracorpóreas; mentor extrafísico; mestre extrafísico; companheiro espiritual; protetor astral; auxiliar invisível; guardião astral; guia espiritual; benfeitor espiritual.
**** Os Iniciados – grupo extrafísico de espíritos orientais que opera nos planos invisíveis do Ocidente, passando as informações espirituais oriundas da sabedoria antiga, adaptadas aos tempos modernos e direcionadas aos estudantes espirituais do presente.
Composto por amparadores hindus, chineses, egípcios, tibetanos, japoneses e alguns gregos, eles têm o compromisso de ventilar os antigos valores espirituais do Oriente nos modernos caminhos do Ocidente, fazendo disso uma síntese universalista. Estão ligados aos espíritos da Fraternidade da Cruz e do Triângulo. Segundo eles, são “iniciados” em fazer o bem, sem olhar a quem.