Quem é Ramatís

Ramatis, Ramatís, Rama-tys ou Swami Sri Rama-tys é o nome atribuído por diversos médiuns a um espírito que seria o autor/inspirador de dezenas de obras escritas por eles. Hercílio Maes, América Paoliello Marques, Maria Margarida Liguori, Wagner Borges, Norberto Peixoto e Dalton Campos Roque, Sávio Mendonça, Roger Bottini, entre outros, que são alguns dos que afirmaram ou afirmam comunicar-se com Ramatís. O conjunto das obras atribuídas a ele representa a principal fonte bibliográfica e ideológica do espiritualismo universalista (entenda os detalhes desta opção de livre pensamento).

Ramatis Mestre da Grande Fraternidade Branca

Sua última encarnação teria sido na Indochina do século X d.C., segundo o médium Hercílio Maes. À época, teria sido instrutor em um santuário iniciático, falecendo ainda cedo. Em vida no século IV teria participado dos acontecimentos narrados no poema hindu Ramaiana. Segundo o médium Wagner Borges, o nome Ramatís homenageia dois personagens do Ramaiana: Lord Rama e sua esposa Sita. Também segundo Wagner Borges, Ramatís não teria nascido na Indochina, mas na Índia, por suas caraterísticas hinduístas.

Para seus discípulos e admiradores, Ramatís coordena a “Fraternidade da Cruz e do Triângulo” responsável pela egrégora universalista em todas as Américas (norte, central e sul), equipe extrafísica de espíritos oriundos do cristianismo e das tradições religiosas do oriente, comprometida em difundir síntese do conhecimento contido nas doutrinas religiosas e espiritualistas ocidentais e orientais, a fim de promover a integração da humanidade em torno de valores éticos e cosmoéticos em comum e a expansão dos horizontes conscienciais planetários. Nesta egrégora participam ativamente os mestres Mahavatar Babají (o chefão de todos, inclusive de Ramatís), Yogananda, Lahiri Mahasaya e Sri Yukteswar, entre outros.Inclusive o título Swami Sri Ramatís é um poderoso mantra projetivo (viagem astral), quando entoado mentalmente focado no chacra frontal, também podendo ser proferido como Om Swami Sri Ramatís.

Ramatís, espírito altamente técnico, mas também poético, tem a elasticidade e inteligência de se adequar aos médiuns, as culturas e as doutrinas e religiões vigentes em que se manifesta mediunicamente, com universalismo fraterno sem desafiar ou impor cultura diferente. Ramatís prefere os médiuns intuitivos (mediunidade inspirada ou intuitiva) que não exige um acoplamento áurico (mediúnico) ostensivo, ou seja, seus médiuns são mais mentais e podem captar seu mentor à distância enquanto Ramatís está noutros locais.

Ramatis Mestre da Luz UniversalO convite ao autoconhecimento assim como a conscientização do ser humano em relação ao seu habitat são conceitos sistêmicos igualmente abordados por Ramatís além dos temas pré-encarnação e os cidadãos do terceiro milênio. Nos últimos anos, Ramatís também teria se dedicado ao esclarecimento sobre o tema da umbanda e Apometria através de diversas obras psicografadas por Norberto Peixoto e alguns artigos de Dalton Campos Roque espalhados na internet.

O grupo universalista Voadores, ligado à Fraternidade da Cruz e do Triângulo, reúne alguns dos médiuns citados e também atribui a Ramatís a sua fundação e coordenação. Existem vários grupos de discussão e news de adeptos e admiradores de Ramatís, assim como inúmeras comunidades no Facebook.

A Fraternidade Ramatís Hercílio Maes foi fundada pelo Diretor Geral da Unibem, professor que alega ser médium, Octávio Melchíades Ulysséa (Laguna, 2 de março de 1931 — Curitiba, 11 de junho de 2009), para continuar o trabalho de Hercílio Maes, após sua morte, em Curitiba – PR. Ulysséa, foi professor do médium Dalton Campos Roque, em sua pós-graduação de Educação em Valores Humanos, nas FIES e ainda fez um prefácio para seu livro ESTUDOS ESPIRITUALISTAS.

O professor Ulysséa frequentava a casa de Hercílio e dele era amigo. Disponibilizou dentro da Unibem (também referida como FIES – Faculdades Integradas “Espírita”) local e infra-estrutura para o grupo simpatizante coordenado pelo sr. Epaminondas. Em novembro de 2007 através da iniciativa de um integrante desta fraternidade, seu membro Dalton Packer (já falecido, na época) produziu um DVD com cerca de 15 minutos sobre a vida de Ramatís – foi o primeiro trabalho. Mauro Maes (filho de Hercílio Maes) desenvolveu um outro trabalho que já saiu em livro, uma compilação da vida e obra de Hercílio Maes, e se chama Simplesmente Hercílio. Se o livro esgotar ou falhar, tente contato direto com Mauro Maes no Instituto Hercílio Maes em Curitiba. Conheça também o vídeo institucional recente, 2020, no Facebook.

A nora de Hercílio Maes, em seu canal do Youtube, disponibilizou uma nova produção chamada DIAMANTE BRUTO  que não tem a ver com Ramatís, mas com consciência de modo geral.

O repertório de estudos que teriam contado com a orientação do espírito de Ramatis se caracteriza pelo ecletismo, ao versar acerca de temas variados, tais quais fanatismo, ecumenismo, universalismo, espiritismo, teosofia, hinduísmo, cosmoética, transição planetária, conscienciologia, projeciologia, Apometria, umbanda, ufologia, vegetarianismo, esperanto, câncer, tabagismo, alcoolismo, bioenergias, magia negra, chacras, mediunidade, projeção da consciência (viagem astral), autoconhecimento, leis do carma, projeto reencarnatório, suicídio, sexo, procriação, futuro do Brasil e da Terra, Jesus e profecias bíblicas.


Médiuns diversos

Em função da proposta universalista de Ramatís, os médiuns que psicografam suas obras possuem perfis diferenciados, mesclando influências doRamatis Mestre da Consciência e da Evolução esoterismo, do hinduísmo, da umbanda, da doutrina espírita, da Conscienciologia, da Projeciologia e do espiritualismo laico e temporal. Os distintos perfis de seus médiuns e a mediunidade inspirativa (não-mecânica) de muitos deles fazem com que possuam, muitas vezes, opiniões diferentes sobre mesmas temáticas e controvérsias conscienciais.

Para que se tenha visão abrangente do pensamento de Ramatís é necessário comparar o conteúdo das obras escritas por seus médiuns e extrair desse cotejo pontos de convergência. As semelhanças residem no discurso do espiritualismo universalista, na abordagem de questões pouco discutidas na literatura espiritualista (ou na expressão de enfoques e pontos de vista pioneiros) e na invocação de princípios éticos universais. As diferenças radicam na simpatia ou antipatia por profecias apocalípticas, nos distintos estilos literários (mais coloquiais ou mais formais), áreas temáticas de especialização e no grau de proximidade do espiritualismo laico ostentado por cada médium.

Obras de Ramatís por Dalton C Roque

Impressas:

Eletrônicas (digitais):


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.