Em 2011 eu comprei um livro fino que difamava bastante Ramatís. Aliás, o título do livro já demonstrava claramente a intensão direta, clara, antifraterna e ofensiva de caluniar Ramatís e seus médiuns, quaisquer que fossem eles. Não vou citar o nome da obra e nem de seu autor, pois ambos são insignificantes e desprezíveis, depois murcharam e sumiram na própria má fé de quem não consegue fazer nada construtivo e que ajude a humanidade.
Escrito por um autor espírita ortodoxo fanático, com várias interpretações erradas nos textos, as vezes confundindo o duplo etérico com o corpo astral, demonstrava vários tipos de preconceitos contra outras culturas, religiões e modos de vida, principalmente as orientais. Até as roupas dos orientais foram criticadas nesta obra, demonstrando o baixíssimo nível de consciência de seu autor.
Eu, nos fins de anos, costumo passar férias na casa de meus sogros em São Pedro da Aldeia, RJ. Ali, pertinho de Cabo Frio, RJ, região de Búzios, RJ e próximo a Arraial do Cabo, RJ.
Comprei a obra ofensiva a Ramatís, a levei comigo, li, e a respondi a caneta esferográfica, nos meus tradicionais rascunhos encadernados em espiral em papelarias. Fechei e guardei o rascunho e nunca mais até hoje olhei. Nunca tive coragem de publicar.
Aliás, sempre pensei assim:
_ Ramatís não precisa de qualquer defesa ou defensor, seus conhecimentos, divulgados por TODOS os seus médiuns, são de excelente qualidade e falam por si mesmos. O que gera o fanatismo não é o conteúdo de uma produção, mas tão somente a ignorância do fanático em si.
Depois fiquei com isso na cabeça: “um dia eu publico essas refutações dentro de algum contexto que seja útil e relevante, e não apenas, como uma resposta ‘vingativa’ de quem sentiu que sua referência evolutiva foi ofendida”.
Redigir uma resposta, detalhar uma refutação em outro trabalho, seria valorizar demais a tal insignificante e desprezível obra. Seria uma propaganda para ela. Ela não merecia e nem merece isso.
Minha intenção é elucidar as várias visões e versões com que um público sem discernimento “enxerga” Ramatís – onde, muitas vezes, é apenas má-fé, clara, lúcida, obsessiva e sem preocupações em escondê-la.
Não importa se um “sem noção” joga no time dos contra ou dos a favor dos conhecimentos resultantes da egrégora de Ramatís. Quem é “sem noção”, mesmo amando o mestre, está jogando contra. Há fanatismo nos dois lados. Discernimento consciencial é tudo! Não há universalismo no fanatismo ou em clubismos conscienciais.
Tem muito intelectual de doutrina, pesquisador douto nisso ou naquilo, pesquisador de biblioteca, mas, ainda assim, sem a devida perspicácia sobre o mestre. Qualquer visão ou versão que não seja universalista, está jogando contra, e não a favor.
Então, concluindo, sobre tais textos respondidos, sobre os ataques a Ramatís, não os veicularei em obra nenhuma, os postarei no site Consciencial.Org em aberto, discretamente, sem identificar o obsessor que a proferiu.
Assim valorizo o conhecimento e a explicação e não faço propaganda de um autor negativo, mal intencionado e de seus textos.
A cada um segundo as suas obras.
Dalton Campos Roque
Saindo mais 2 livros novos de Ramatís em 2023.
Dalton Campos Roque
365 PENSAMENTO DE RAMATÍS – Disponível apenas em formato livro de bolso – https://loja.uiclap.com/titulo/ua48883/
Livros impressos Clube de Autores – https://clube.consciencial.org
Produtos e Cursos – https://cursos.consciencial.org
E-books Amazon – https://ebooks.consciencial.org
Seu livro publicado – https://seulivropublicado.com.br
Site oficial 1: https://consciencial.org
Site oficial 2: https://seulivropublicado.com.br
Site oficial 3: https://caminhoterapeutico.com.br
Distribuição de mensagens grátis no Telegram: t.me/ramatisconsciencial
Instagram – https://www.instagram.com/consciencial
Vídeos – https://videos.consciencial.org
Fanpage – https://facebook.com/consciencial
Linkedin – https://linkedin.consciencial.org
Pinterest – https://pinterest.consciencial.org
Medium – https://consciencial.medium.com
Bate papo espiritualista – https://cafe.consciencial.org
Baixar PDF grátis – https://consciencial.org/formulario
Estamos na mídia: https://consciencial.org/endosso-cientifico
————————-