Crônicas consolidadas – as verdades secretas de cada cidadão

Amigo é aquele que suporta a sua felicidade…
O falso amigo, colega, simpatizante etc., sempre está ao teu lado, ele apoia-o, em tudo. Igualmente, o seu pior inimigo, será o seu próprio? ego!
É uma fraqueza moral e cegueira espiritual, generalizada. Estas são duas desvirtudes – alimentadas, por intrigas secretas. O motivo? O cidadão não suportará felicidade e a força do caráter de outros. Entretanto, a fraqueza nestas pessoas não escolhem o lado certo para atingir e julgar o seu semelhante. A força do instinto e imaturidade, busca o conforto de si próprio, em detrimento dos valores humanos – coletivos!
Percebemos estes movimentos ocultos e limitantes, quando, a frustração pessoal e a insegurança da própria vida pessoal, política e social, impera! Se gasta energia intelectual e emocional para falsas polarizações, e sentem uma força indescritível para responder qualquer movimento contrário, dos seus falsos interesses para o bem da sociedade.
Prontamente respondem qualquer palavra ou escrita pública, ou reservada – diferentes, de suas próprias opiniões ou convenções…
São previsíveis e sem conteúdo, utilizam respostas soltas, com um certo “ar” de superioridade ideológica e até espiritual. Se manifestam pelo olhar, sorriso ou escrita, com intenções veladas que tentam não transparecer. Muitas vezes de formas indiretas.
Eis a Fraqueza Moral, dos homens…
Inseguros por natureza, utilizam falsa humildade ou preocupação com você, com a sociedade, e o próprio mundo.
Seguem todos os lados, para apreciar melhor o esboço do próprio interesse ou movimento dos seus pares, e dançarão conforme a melodia da música no baile da vida!
Este cidadão está sempre certo, com respostas para tudo. Representam Soluções baseadas em pensamentos de outros, dos seus pares, somente para os outros.
Não aturam os diferentes nem as nobres diferenças que nos fazem ser, humanos e mais inteligentes.
O velho princípio do bom senso e respeito são ignorados!
Amigo não é aquele que escuta os seus desabafos, curte e ou inclui coração em tudo o que você escreve. Amigo, não é aquele com o sorriso agradável perante a sua voz, palavras, e ou fica do seu lado quando tudo vai mal. Isto faz parte das relações do caráter e dignidade da pessoa humana.
São valores humanos implícitos da evolução humana!
Gente de verdade é a que aplaude o seu sucesso, suas conquistas e diferenças!
Porque “aturar” a sua alegria exige muito mais lealdade e espiritualidade do que suportar seu sofrimento!
Perceberam a sutileza do comportamento social? Os cidadãos somem quando você está mal porque não se importa a ponto de dar a força que você precisa, nessas horas. E tem cidadão, que some quando você está super feliz, porque não se sente assim também, e não consegue lidar com o barulho da felicidade alheia!
Observamos esta “sociedade moderna”, tão doente nas palavras, relacionamentos e manifestações públicas ou privadas.
São almas mais próximas que não conseguem lidar muito bem com o fato de que vocês vieram do mesmo lugar, e que você está vivendo algo que elas não estão, vivendo. Ou que você chegou onde elas ainda não chegaram e gostariam de chegar primeiro.
E, assim, muitas pessoas querem te ver bem, mas não tão bem quanto elas. A vida é assim, exige maturidade espiritual, para agregar e não palavras e tribunas, que segregam…
Um dia alguém disse para mim, que esse negócio de inveja branca, por exemplo, não existe! Inveja é inveja!
A tua felicidade só vai ser indigesta para quem não está a fim de compartilha-la contigo, para quem disfarça a inveja, e a faz parecer bem-querer…
Quase finalizando a reflexão, lembro de Aristóteles, na Ética a Nicômacos, afirmou que a “amizade perfeita é a existente entre as pessoas boas e semelhantes em termos de excelência moral.”
Contudo, para não alongar mais esta missiva ou crônica diferente, o verdadeiro cidadão de/do bem, estarão nesta condição de espiritualidade em diferentes classes sociais, posicionamentos ou histórias, baseada no Respeito e muita Educação.
Porque, O Verdadeiro Homem e Mulher Integral tem uma semelhança emocional e moral! Ultrapassarão as questões da ideologia, porque, o mais inteligente e maduro vai mudar de opinião ao longo do tempo, durante toda a sua vida, e serão solícitos. Isso é natural, mas não se muda aquele vínculo que nos tornam humanos e mais espirituais.
Falta este pingo de inteligência emocional no cidadão, e mais entendimento sobre o que realmente significa religiosidade, liberdade, espiritualidade pessoal e coletiva. Se não existir a carreta aplicabilidade e conhecimento sobre o que realmente significa a palavra LIBERDADE e ESPIRITUALIDADE, centrada, em valores humanos, mais folhas soltas estarão perdidas nesta tempestade moral!
Finalmente, para o fôlego de quem leu tudo, até aqui! Eu repasso uma nova e última autorreflexão, nada velada:
Nesta tempestade moral…
A tempestade espanta. Entretanto, acentuar-nos-á a resistência se soubermos recebê-la.
A dor dilacera. Mas aperfeiçoar-nos-á o coração, se buscarmos aproveitá-la.
A incompreensão dói. Contudo, oferece-nos excelente oportunidade de compreender.
A luta perturba. Todavia, será portadora de incalculáveis benefícios, se lhe aceitarmos o concurso.
O desespero destrói. Diante dele, porém, encontramos ensejo de cultivar a serenidade.
O ódio enegrece. No entanto, descortina bendito horizonte à revelação do amor.
A aflição esmaga. Abre-nos, todavia, as portas da ação consoladora.
O choque assombra. Nele, contudo, encontraremos abençoada renovação.
A prova tortura. Sem ela, entretanto, é impossível a aprendizagem.
O obstáculo aborrece. Temos nele, porém, legítimo produtor de elevação e capacidade
Se existe algo que incomoda ou irrita, é porque existe um alerta orgânico dizendo que tem algo de errado, dentro de você.
Necessário mais Paz pela paz – e, muito juízo para os amigos ou desafetos (eles acham) à cada fase da nossa vida, na história humana.
Porque nesta vida tudo se repete, não é mesmo?
Nós mudamos apenas os nomes e as cores das bandeiras, até quem um dia…, a solidão, velhice ou a doença bate na sua porta, e você fará parte de um passado, distante.
A vida, é um sopro…
Viva esta vida com mais exemplos baseados na Educação e Respeito.
Eu sonho e desejo mais VALORES, MORAL e ÉTICA, na consciência de todos!
Quem, não? Juízo pessoas!
____
Inverno de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »