Eis algumas questões a serem consideradas dentro dos estudos espirituais:
1. Um dos objetivos principais dos estudos espirituais é levar o estudante ao despertar consciencial.
Pergunta: Você está desperto consciencialmente ou seus estudos são apenas teóricos e não têm melhorado o seu nível de lucidez?
2. A projeção da consciência* é um potencial parapsíquico inerente a todos os homens.
Pergunta: Você deita pensando em quê?
3. Você é um espírito!
Pergunta: Então por que o medo de espíritos? Por acaso você tem medo de si mesmo também?
4. Uma egrégora** referente a um trabalho espiritual é bem diferente do atmosfera psíquica de um banco ou de uma loja de roupas.
Pergunta: Você tem consciência dessa diferença?
5. Os mentores extrafísicos*** saem de seus planos sutis e mergulham nos planos densos para ajudarem pessoas que sequer os percebem e ainda dificultam sua tarefa.
Pergunta: Você agradece a esses guias espirituais? Você ajuda ou dificulta a ação deles?
6. Muitas pessoas não têm grana nem para comer, quanto mais para comprar livros, CDs ou pagar um curso que possa lhes esclarecer consciencialmente.
Pergunta: Você costuma erguer os pensamentos ao Alto e agradecer pelas chances de não passar fome e ainda ter a possibilidade de acessar temas conscienciais num planeta tão dolorido como a Terra?****
7. Ensinamento de Jesus: “A quem muito foi dado, muito será cobrado”.
Pergunta: Se você estuda temas espirituais de forma aberta e clara, precisa mostrar serviço, não? Com quem que os mentores contam mais? Com quem estuda, ou com quem nada sabe sobre tais temas e ainda se arrasta pela vida só comendo, bebendo, transando e dormindo sem questionar mais nada?
8. Os chacras são pequenos portais psíquicos que conectam o Ser à sintonia espiritual compatível com o nível energético do seus pensamentos e sentimentos.
Pergunta: Você mantém os seus chacras numa vibração legal ou ainda causa bloqueios neles, por exemplo, consumindo álcool em excesso ou enchendo-os de wenergias estranhas?
9. O chacra cardíaco***** é o centro de força que mais expressa as ondas de Amor.
Pergunta: Os seus estudos estão aumentando a sua compaixão e vontade de ser útil a um plano maior de despertamento da humanidade? Ou você ainda carrega a carga de ódios passados dentro do peito?
10. Arrogância é janta de carma!******
Pergunta: Você tem diminuído a arrogância e aumentado a simpatia e alegria no trato com as outras pessoas? Ou, pelo contrário, tem se complicado cada vez mais nisso?
11. Leituras edificantes elevam o nível consciencial.
Pergunta: Você tem lido algum bom livro ultimamente? Tem gosto pela leitura ou se entope de tantas atividades que nem mais tempo tem para ler e abrir a mente com ideias legais?
12. Até mesmo os melhores erram, só Deus é perfeito!
Pergunta: Quando você nota que errou, fica bravo com quem lhe aponta o erro ou com o seu próprio erro em si? Tira a lição do erro cometido e cresce com isso, ou procura argumentos para justificar algo?
13. As energias circulando livremente só fazem bem a pessoa.
Pergunta: Você tem tesão de mexer com as suas energias? Gosta de sentir as vibrações percorrendo o seu complexo psicofísico alegremente e preenchendo-o com aquela sensação de vitalidade e prazer de viver?
14. Muitas pessoas desencarnaram no passado para manter a chama espiritual acesa nos tempos de chumbo da inquisição e ignorância da Idade Média (na Europa e também nas Américas).
Pergunta: Você honra o caminho espiritual que abraçou? Tem consciência da responsabilidade de não poder misturar o seu ego e seus problemas na atividade espiritual?
15. Os assediadores extrafísicoas******* adoram um clima de fofoca e de disputa entre as pessoas. Eles se alimentam das vibrações densas dessas coisas levianas.
Pergunta: Você costuma alimentar assediadores com tais climas obscuros provocados ou permitidos por você mesmo? E faz isso também no ambiente aonde estuda e trabalha espiritualmente?
16. Informação sadia é riqueza interna e imperecível.
Pergunta: Alguma vez você já juntou a quantidade de material recebido nos estudos espirituais, nos lugares onde participa, para mensurar corretamente a quantidade de informação recebida? E essas informações foram passadas livremente, ou foi necessário penar num processo iniciático para acessá-las?
17. Semelhante atrai o semelhante!
Pergunta: Você tem atraído o que para o seu campo energético (aura)? Se você fosse um mentor extrafísico, se sentiria bem na presença de alguém igual a você? E se fosse um assediador, você adoraria assediar alguém igual a você?
18. Um ambiente de estudo e trabalho espiritual é uma imensa oficina interplanos.
Pergunta: Se você fosse uma entidade extrafísica precisando de ajuda, você gostaria de receber a mesma de algum grupo igual ao que você participa? Se sentiria bem num lugar assim? As pessoas dali lhe pareceriam simpáticas e com boa vontade de fazer algo legal?
19. Espiritualidade é valor íntimo e intransferível. Não pode ser aferida por nenhum outro ser humano.
Pergunta: Você acha que Espiritualidade é doutrina ou um estado de consciência? É valor interno que depende de circunstâncias exteriores? É riqueza interna, ou depende de suas oscilações de humor?
20. Discernimento, Amor e Alegria integrados se transformarão em sabedoria… Certamente, em algum momento à frente.
Pergunta: Enquanto esse dia não chega, que tal erguer os pensamentos, abrir o coração e agradecer a Deus, por tudo? Que tal baixar a bola do ego e ser um elemento útil ao plano maior de esclarecimento e ajuda espiritual à humanidade? Que tal pedir ao Alto mais para os outros do que para si mesmo?
P.S.:
Não esquecer de que esses escritos foram direcionados para um grupo de trabalho espiritual. Portanto, não há aqui nenhum julgamento sobre a conduta e os hábitos de ninguém. Cada um é que sabe de si mesmo e do que produz como atitude no mundo.
Essas perguntas são úteis para qualquer pessoa (eu mesmo incluído nisso), que esteja trilhando um caminho espiritual com seriedade. As respostas honestas a elas poderão clarear muitas coisas. E essas respostas não interessam a ninguém da Terra.
No Invisível, ao qual todos nós teremos que nos reportar um dia pelos nossos atos, somos bem conhecidos intimamente. E só ali é que a verdade aparece sem as capas da vaidade humana e seus subterfúgios egóicos.
No Invisível Imanente somos bem visíveis. E o que somos, buscamos e fazemos está registrado no livro da vida. E não haverá juízes nos julgando, seremos nós mesmos olhando as páginas de nossas vidas, algures…
Então, “muitas fichas cairão” e seremos revelados para nós mesmos. Nesse dia, lembraremos muito desses ensinamentos de Jesus:
– “A quem muito foi dado, muito será cobrado.”
– “Muitos são os chamados, poucos os escolhidos.”
– “A cada um segundo suas obras.”
– “Quando o servidor está pronto o serviço aparece.”
– “Há lobos em pele de cordeiro.”
– “Amai-vos uns aos outros.”
– “Aonde estiver o seu tesouro, aí estará o seu coração.”
Espero que o coração de cada um de nós esteja sintonizado com o tesouro do Amor e que, na leitura do livro eterno, além dessa vida, nós possamos ler o seguinte:
“Não sou perfeito e erro, sim; mas também não sou burro, e sempre aprendo com os meus erros. Que venha a próxima etapa!
E que ninguém diga que eu não me esforcei, pois aqui no livro da vida as letras estão manchadas com o suor do meu trabalho registrado. Entre acertos e falhas, parece que alguma coisa boa vem surgindo. Não sou perfeito, mas minhas mãos não estão mais manchadas de violência e sangue como de outras vezes no passado.
Pelo contrário, agora elas são mãos de luz. E elas estão iluminando as letras da redenção no livro de minhas vidas.”
Paz e Luz.
– Wagner Borges – mestre de nada e discípulo de coisa alguma.
– Notas:
* Projeção da consciência – é a capacidade parapsíquica – inerente a todas as criaturas -, que consiste na projeção da consciência para fora de seu corpo físico.
Sinonímias: Viagem astral – Ocultismo.
Projeção astral – Teosofia.
Projeção do corpo psíquico – Ordem Rosacruz.
Experiência fora do corpo – Parapsicologia.
Viagem da alma – Eckancar.
Viagem espiritual – Espiritualismo.
Viagem fora do corpo – Diversos projetores extrafísicos e autores.
Emancipação da alma (ou desprendimento espiritual) – Espiritismo.
Arrebatamento espiritual – autores cristãos.
** Egrégora – atmosfera psíquica referente a somatória dos pensamentos, sentimentos e energias de um grupo de pessoas. É o campo psíquico luminoso formado pela reunião de um grupo de consciências (encarnadas e desencarnadas) para práticas espirituais virtuosas.
*** Mentores Espirituais – entidades extrafísicas e positivas que ajudam na evolução de todos; amparadores extrafísicos; protetores astrais; auxiliares invisíveis; guardiões astrais; guias espirituais; benfeitores espirituais.
**** Dolorido, não por causa do planeta, que é belíssimo, mas por causa do que os seres humanos aprontam quando se manifestam no plano físico.
***** Chacra Cardíaco – é o centro de força responsável pela energização do sistema cardiorrespiratório. É considerado o canal de movimentação dos sentimentos. Por isso é o chacra mais afetado pelo desequilíbrio emocional. Bem desenvolvido, torna-se um canal de amor para o trabalho de assistência espiritual. Está ligado à glândula timo. O seu nome em sânscrito é “Anahata”, o inviolável, o invicto, o som sutil do espírito imperecível.
Obs.: Chacras – do sânscrito – são os centros de força situados no corpo energético e têm como função principal a absorção de energia – prana, chi -, do meio ambiente para o interior do campo energético e do corpo físico. Além disso, servem de ponte energética entre o corpo espiritual e o corpo físico.
Os principais chacras são sete – que estão conectados com as sete glândulas que compõem o sistema endócrino: coronário, frontal, laríngeo, cardíaco, umbilical, sexual e básico.
****** Carma – do sânscrito “Karma” – ação; causa – é a lei universal de causa e efeito – Tudo aquilo que pensamos, sentimos e fazemos são movimentações vibracionais nos planos mental, astral e físico, gerando causas que inexoravelmente apresentam seus efeitos correspondentes no universo interdimensional. Logo, obviamente não há efeito sem causa, e os efeitos procuram naturalmente as suas causas correspondentes. A isso os antigos hindus chamaram de carma.
******* Assediadores extrafísicos – espíritos obsessores; verdugos extrafísicos; espíritos inferiores; entidades extrafísicas negativas.