Na juventude eu era muito sensível. Conseqüentemente era eu quem mais sofria – num processo de autotortura. Por ser tão sensível, os outros pareciam se deleitar em me tirar do sério. Tirar alguém do sério é o mesmo que roubar sua paz – não permita que ninguém tire sua paz. Meus desconforto não se devia totalmente à implicância alheia; era também o resultado da minha suscetibilidade aos comentários que faziam. Descobri que quanto mais eu discutia com as pessoas que me criticavam, mas satisfação eu lhes dava. Um dia decide que ninguém mais conseguiria destruir minha paz. Disse para mim mesmo: “Podem criticar quando quiserem”. Passei a ficar indiferente aos comentários injustos, sem me perturbar, como se eu estivesse morto. Logo perderam o entusiasmo de implicar comigo; muitos passaram a ser amigos e meus seguidores. Exigir consideração e respeito dos outros é uma futilidade; você precisa é aprender a merecê-los. Se você for sincero, respeitoso e gentil com todos e retribuir as cortesias as cortesias que lhes fazem, será sempre tratado com respeito. E não paralise a boa vontade das pessoas reagindo com melindres quando lhes fazem críticas construtivas. Coopere sempre que alguém tentar ajudar você.
Meu Mestre, Swami Sri Yukteswar, era muito rigoroso comigo. Ele observava cada nuance dos meus ensamentos e me corrigia sem hesitar. As vezes ele era muito duro, mas a intenção sempre foi promover meu bem maior. Muitos não sobreviveram a essa rígida disciplina; mas eu sobrevivi e não tenho palavras suficientes para agradecer por ele ter assumido a tarefa de moldar minha vida com sua sabedoria pessoas de espiritualidade desenvolvida conseguem ver claramente as falhas alheias. Quando alguém de boa vontade e visão clara tenta sinceramente ajudá-lo, não veja esta pessoa como alguém que quer lhe dá ordens, mas sim com alguém que tenta lhe dar compreensão e força para vencer as fraquezas. Coopere. Seja bondoso cortês. Se começar a pender passa o melindre, controle-se imediatamente. Em geral as pessoas inteligentes, aquelas que contém um verdadeiro entendimento, deixam a sós os que não entendem, pois não querem perder tempo nem esforço para fingir que concordam com os que não tem ouvidos ou vontade de ouvir.
No fundo do coração nunca me permito ficar melindroso. Estou em paz comigo mesmo. Você só fica melindroso quando não tem paz consigo mesmo. Isto é ser pequeno. Ser grande é ser generoso por mais que os outros o firam. É assim que se deve viver. Comece hoje, não espere pelo amanhã.