• Brasil
Ramatis Livros Espíritas Universalistas

Sobre o povo brasileiro e sua espiritualidade – Ramatís

Sobre o povo brasileiro e sua espiritualidade – Ramatís

Facebooktwitter

O povo brasileiro é um povo de alta qualidade espiritual, humorista e irreverente nas coisas mais sérias, porém, altamente esportivo até nas piores desgraças, capaz de superar as vicissitudes e os sofrimentos mais acerbos, sem jamais perder o senso de autocrítica. Nos momentos políticos mais graves ou de conseqüências funestas imprevisíveis, o brasileiro faz a sua descarga emocional e protesta através de ditos, trocadilhos, anedotas e conceitos epigramáticos, cuja finura humorística ameniza a tensão perigosa. Na própria agressividade, o brasileiro ainda revela-se em chistes que embaraçam o adversário, mexem-lhe com o amorpróprio, mas não o atacam brutalmente. Nenhuma língua viva, no mundo, é tão rica de inovações, neologismos e gíria como o idioma português falado pelo brasileiro, cuja mente versátil e pródiga de inovações e sutilezas deixa o estrangeiro e o turista atarantado pelos diversos significados de um mesmo vocábulo!
O Brasil é a mais rica sementeira cordial do futuro, o celeiro fraterno de avançados instrutores e tarefeiros espiritualistas, criaturas sábias e conscientes de suas obrigações incomuns. Em conseqüência, já existem os elementos fundamentais da equação algébrica espiritual e seletiva.. para, que o Brasil corresponda, realmente, ao conceito de “O Coração do Mundo e a Pátria do Evangelho”. Trata-se de um povo cuja índole mal se configura ,num tipo apreciável, mas é gente humilde, paciente, intuitiva e caritativa cuja alma versátil e agudeza mental finíssima vibram com todos os matizes religiosos do mundo e sentimentos de todas as raças! Em nenhuma outra latitude geográfica do mundo, o Espiritismo encontrou seiva tão fértil e vigorosa, para multiplicar-se e crescer incessantemente!
Malgrado os problemas de marginalismo, homicídios, vícios, terrorismo, assaltos e outras delinqüências que eclodem em ‘todas as partes do globo, e são comuns a todas as nações terrícolas sob o profético “Fim de Tempos” ou “Juízo Final”, no Brasil, esses acontecimentos desagradáveis e deprimentes são de solução mais rápida!

Livro: A Vida Humana e o Espírito Imortal- Ramatis/Psicografado por Hercilio Maes

Facebooktwitter